50 tons de sossego e paz...meu sábado mais vintage da Galáxia!

em sábado, fevereiro 16, 2013

Avental horroroso à parte...hehehe...Bóra ter mais uma #Aventura_na_cozinha?

...Confesso que há dias em que você não suporta ficar mofando em casa...quer sair...conhecer gente...lugares...aromas...
Mas, hoje foi um dia beeeeem diferente...acordei híper inspirada para cozinhar.
Hoje foi um típico dia em que você quer mesmo é...sossego e paz...curtir a casa...fotografar aleatoriamente...cozinhar...até porque a semana foi pauleira...nada melhor que ficar em casa...fazendo tudo o que agente curte...
Meu sabadão foi super vintage...
Por que?
Primeiro...
Fazia tempo que estava namorando esta receitinha... "Torta americana de maçã"... desde criança ficava fascinada nos desenhos...( Pica-pau? rs) em que a torta era sempre de maça...e para esfriar, a colocavam na janela...o cheirinho sempre atraía algum esfomeado ...e assim, seguia-se o enredo... :D
Desde o começo da semana que havia pesquisado alguns sites coma receitinha...e nunca, nunca mesmo pensei que fosse tããão fácil!!!
Minha Mitchel me ajudou na façanha... e foi super divertida nossa aventura na cozinha!!!
Resolvemos adicionar à receita o açúcar mascavo,pois é mais saudável, além de tornar a receitinha mais levinha...




Pratinhos vintage da mamis...se não me engano, já foram da minha avó Rosa...

Armário que já está gritaaaaaaaaaaaaando para ser customizado... \o/
Comecei a customizar a copa e nunca termino...aff...




Receitinha de torta americana de maçã!
Ingredientes (massa):
250g de farinha de trigo
125g de manteiga sem sal gelada
20g de açúcar refinado
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de água fria
1 ovo
Modo de fazer:
Junte a farinha o açúcar e o sal. Adicione a manteiga gelada cortada em cubos. Misture tudo com as pontas dos dedos até formar uma farofa.
Bata levemente o ovo com as 3 colheres de água fria e despeje sobre a farofa.
Trabalhe a massa rapidamente, sem sovar muito, até ficar bem homogênea.
Envolva em filme plástico e leve a geladeira por 30min antes de usar.
Ingredientes (recheio):
1kg de maçãs
180g de açúcar refinado 
1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de café de canela em pó
1 colher de café de essência de baunilha
Casca ralada de 1 limão
Noz moscada ralada na hora
Modo de fazer:
Descasque e tire o miolo das maçãs. Corte-as em cubinhos e coloque numa tigela.
Adicione o açúcar, a canela, a baunilha, as raspas de limão, a farinha e uma pitada de noz moscada. Misture tudo.
Unte uma forma de 25cm de diâmetro com manteiga e farinha. Abra a massa em um disco e forre o fundo e as bordas da forma. Despeje as maçãs. Com o resto da massa abra e corte em tiras cobrindo a torta na horizontal e vertical. Se sobrar massa você pode cortar formas diferentes para decorar.
Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por +- 40min, ou até dourar.

Receitinha retirada daqui.



Usei a fôrma de torta que meu papito costuma usar para fazer sua torta de batata.


Fechei os buraquinhos com massa moldada com cortador de biscoitos coração.(Como ficou linda!)


Enquanto a torta assava, fomos fotografar alguns brinquedos que não estão tao em uso assim...do papito...
Esse gravador tem história...acompanhou minha infância...e a dos meus irmãos também...
Meu pai gravou - idéia de um médico, cujo minha mãe sempre me levava para fazer aquela rotina que fazemos...minhas primeiras palavras...
Meu pai costumava deixar sempre algumas balinhas no bolso de sua camisa. Quando ele estava sentado no sofá da sala, eu chegava toda sorridente e "voava" no colo dele,pedindo: "Paaaai!"
Papito:"Que foi?"
Eu:" Baia!"
Papito:"Você quer o que?"
Eu: "Baia!"
Papito:" Baia? O que é baia?"
Eu:" Baia, baia"
(Nuuuuussss...grande explicação, Rosinha!!! srsrs)
Depois de ser "torturada" por não saber me expressar coisa e tali,tali e coisa... rsrsrs...eu ganhava as"baias"...(Isso aí é bulling,heim...hehehe)
Isso tudo tinha gravado numa fita cassete,gravada neste mesmo gravador...
Outra aventura era comigo e meus irmãos...quando meu mano Dee achava que ele era o dono do gravador e não saía decima, querendo gravar sozinho...nossas palhaçadas...risadas..(Fazia tanto sucesso quanto a internet...acredite se quiser!)
Pena que toda fita cassete enche de pó...e acaba se perdendo..como aconteceu com as nossas fitas...poxa...uma pena...ficaria muito feliz de poder mostrar pra minha filha como era minha voz...minhas bobeirinhas desde criança...enfim...
Como uma foto ...um objeto pode te transportar pra tããão longe...?
Aproveitei para fotografar a vitrola do meu pai!
(Gentem!!!Ele não sabe - agora sabe porque eu falei!!! -  que ele é fashion!!!Vintage é "dendência!" rsrs
Algumas fotos ficaram horrorosas...mas,sabe que eu gostei? Combinaram com a pegada antiga...

Escolhí um dos discos que acompanharam minha infância...Nat King Cole...em Espanhol.



Agora,uma curiosidade: Esta vitrola foi feita pelo meu pai! É...a veia artística não nega..tá no sangue! rs

*Lembro do tempo que eu acabava com a pontinha da agulha de diamante da vitrola...e meu pai me torrava as paciências...rsrs
*Detestava o rádio dela...só sintonizava AM...
*O legal é que se pode ouvir 34515,23423, discos...você pode colocá-los um em cima do outro que vai caindo aos poucos..acabando um, a própria vitrola já faz o próximos disco tocar...
*Desculpe-me pela poeira...não limpei pra fotografar...na verdade,nem é muito usada...mas, deu vontade de, como diz minha mamis, "colocá-la no guizo!" Rá!:D
*Segundo o mestre Ed Motta, nada melhor que um bom vinil para se poder ouvir e perceber os detalhes da gravação de um trabalho fonográfico.
*Aaaamo aquele chiadinho ao tocar o disco vinil...


Olha a poeira...tá abandonadinha, "bechenha"...rs


É...tá bem suginha...tá na hora de limpar e colocar em uso de novo...





Prontinhoooooo...a torta está prontinha...


Pooooovo!!! Ficou perfeita!!!Que receita maravihosa!!! Na boa,meu!Faz!
A massa é estilo aquela massa podre, saca?
Fica crocante...e o recheio vira uma geléia sozinha, quando está sendo assada.

E o sabor é levinho, levinho...não é muito doce..bem suave...

 Se quiser, pode servir com uma bola de sorvete...(Eu? Fiquei só na torta..pq néanh... é dia do perdão mas,não se empolga...rs)
Muito boa esta aventura na cozinha!!!
(Pelo jeito meu dia do perdão foi hoje e com força, néanh? '¬¬)
É que amanhã "cerumano" trabalha e segundona começa amanhã messss... buááá? Siiiim... todas CHORA!

Besitos!Bona nit!


Nenhum comentário , comente também!



Topo